Saltar para conteúdo principal

Modelo de gestão da qualidade

Prestação de Cuidados de Saúde

A prestação de cuidados de saúde de acordo com a melhor boa prática, uma boa plataforma tecnológica, e a comprovada evolução científica, na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico da doença, sustentada na obtenção de resultados clínicos, periodicamente monitorizados e reavaliados face aos objetivos e metas definidos.

Um modelo de prestação de cuidados assente na procura da resposta às necessidades e expectativas do utente tendo como fim último a promoção da sua satisfação.

Segurança do Doente

“A gestão dos riscos associados à prestação de cuidados de saúde é, assim, um processo coletivo, que tem como objetivo garantir a maior segurança possível dos doentes, evitando incidentes, que podem ser frequentes, por vezes graves e frequentemente evitáveis, suscetíveis de comprometerem a qualidade do Serviço Nacional de Saúde.”
Plano Nacional de Segurança do Doente 2015-2020

É nesse sentido que se tem desenvolvido um conjunto de boas práticas e formação de profissionais de saúde, tendo em vista eliminar danos evitáveis decorrentes da prestação de cuidados de saúde. 

Segurança da Informação

A proteção da informação, como suporte à eficiência do serviço prestado aos seus clientes, assente na integridade, confidencialidade e disponibilidade dos sistemas e infra-estruturas de informação.

Eficiência Ambiental

A identificação dos aspetos ambientais, resultantes da prestação de cuidados de saúde, permitem avaliar os impactos, e priorizar as ações tendo em vista a sua minimização e controlo.

A promoção da utilização sustentável de recursos naturais, designadamente energia e água, proteção do ambiente pela prevenção da poluição e redução, reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos.

Requisitos Legais

O cumprimento dos requisitos legais aplicáveis em vigor.

Melhoria Contínua

O estabelecimento de uma cultura de melhoria contínua que consolida a gestão dos processos, promove a eficácia do modelo de gestão.

Compromissos

• A Direção da Qualidade como uma estrutura organizacional integradora das diversas áreas que promovem a melhoria contínua, nomeadamente as relacionadas com a Qualidade,  Segurança do Doente, Gestão do Risco, Controlo de Infeção e Otimização de Registos e Codificação;

• Garantir a manutenção da Acreditação global do Hospital de Braga e Certificação ISO 9001 para os Serviços de Apoio pelo Caspe Healthcare Knowledge Systems;

• Garantir a manutenção da Certificação Ambiental do Hospital de Braga, de acordo com a norma  ISO 14001;

• Monitorizar e divulgar os indicadores de qualidade clínica e segurança do doente;

• Promover a implementação de uma cultura de Segurança da Informação;

• Promover uma cultura de responsabilização, nomeadamente através de um sistema de avaliação de objetivos de qualidade e da utilização eficiente dos recursos;

• Incentivar os patamares de eficiência e de excelência organizacional que contribuam para a melhoria contínua de todos os serviços (clínicos e não clínicos) promovendo a implementação de normas de atuação clínica e o recurso a protocolos;

• Efetuar o controlo sistemático das práticas através de auditorias internas (clínicas e não clínicas), nomeadamente no que se relaciona com processos e resultados, através de uma monitorização constante;

• Propor práticas sistemáticas que conduzam à satisfação dos utentes, familiares e dos colaboradores, tendo obrigatória e explicitamente presente uma perspetiva do custo/ benefício de cada uma das práticas propostas;

• Promover a motivação e participação de todos os colaboradores na melhoria contínua da qualidade.