De forma a assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, a Comissão de Internos do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Braga organizou hoje, dia 15 de outubro, um evento comemorativo que pretendeu sensibilizar e promover a importância da saúde mental quer na comunidade, quer nos profissionais de saúde.
Na Sessão de Abertura, António Sousa Cepa, Diretor do nosso Serviço de Psiquiatria, enalteceu a importância deste tipo de iniciativas, afirmando que "cuidar da doença mental não passa apenas pela prevenção de doenças de foro mental, mas também no ensino e na mudança de atitude face às mesmas".
Por sua vez, Jorge Marques, Diretor Clínico do Hospital de Braga, iniciou o seu discurso com um agradecimento ao Serviço de Psiquiatria pelo "empenho e adaptação permanentes" de todos os seus Profissionais. Realçou, ainda, que a prevenção e a promoção do bem-estar são os caminhos a percorrer, numa jornada que deverá culminar em "menos doença aguda e numa Sociedade mais equilibrada".

De seguida, deu-se início ao debate sobre o impacto da COVID-19 na Saúde Mental dos Profissionais de Saúde, onde um conjunto de intervenientes (clique para conhecer o programa completo) partilhou a sua experiência pessoal e profissional sobre o combate à pandemia e as estratégias utilizadas pela Organização, que rapidamente se adaptou e transformou esta crise numa oportunidade de reconhecer o que está mal, de aprender e de melhorar. .

Neste debate, foi ainda anunciada a criação do Gabinete do Profissional do Hospital de Braga, o qual cuidará de quem cuida, promovendo o bem estar e a prevenção de doenças dos Profissionais do nosso Hospital.

Mas, as iniciativas do Dia Mundial da Saúde Mental não ficaram por aqui. Uma Sessão de Mindfulness, Comunicações Livres dos Internos do Serviço de Psiquiatria e a Exposição "Arte como Terapia" completaram a celebração desta efeméride.

Esta exibição, patente na Ágora, é composta por 17 obras desenvolvidas pelos utentes do Hospital de Dia Psiquiátrico. Estes trabalhos são parte integrante de um processo terapêutico cujo objetivo é trabalhar questões como a autoestima, ansiedade e concentração através da arte.
A Exposição visa sensibilizar para a importância da integração social da pessoa com doença mental e estará em exibição até 2 de novembro.