Rastreios de Euromelanoma

14 Mai 2025
No âmbito do Dia Europeu do Melanoma, que se celebra a 17 de maio, a Unidade Local de Saúde de Braga vai realizar rastreios gratuitos de cancro da pele, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da deteção precoce desta doença.
A iniciativa, promovida pelo Serviço de Dermatologia da ULS de Braga, visa alertar para os cuidados a ter no dia-a-dia e para o papel crucial do diagnóstico precoce no sucesso do tratamento do melanoma, o tipo mais agressivo de cancro da pele.
Os rastreios decorrerão entre as 9h00 e as 13h00 do dia 14 de maio, nas instalações do Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga. A participação é gratuita, mas a inscrição prévia é obrigatória e pode ser feita através do contacto telefónico (disponível nos dias úteis, de 9 a 12 de maio, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00).
A quem se destinam os rastreios?
A ação destina-se a grupos de risco para o desenvolvimento de melanoma, nomeadamente pessoas com pele clara, cabelos ruivos ou louros, pessoas com dificuldade em bronzear, que tenham historial familiar de melanoma, histórico de queimaduras solares, sobretudo na infância, e para quem tenha sinais irregulares na pele e em áreas traumáticas, como o couro cabeludo, lábios, palmas das mãos e plantas dos pés.