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Serviço de urgência

O Hospital de Braga dispõe de um Serviço de Urgência de 4.400m2, disponível 24 horas por dia, que permite um atendimento segmentado em função das necessidades de cada paciente:

  • Urgência Geral
  • Pediátrica
  • Ginecológica/Obstétrica
  • Emergência

O objetivo dos Serviços de Urgência é o tratamento de doentes graves, estando os seus profissionais treinados e preparados para isso.

Se a sua situação não for urgente ou emergente deverá dirigir-se primeiro ao Centro de Saúde da sua área. Em situação de dúvida, pode contactar a Linha SNS 24: 808 24 24 24.

Triagem

No Serviço de Urgência, a triagem permite identificar os doentes mais graves e assegurar que recebem cuidados rápidos. 

Neste Serviço é adotado o Protocolo de Triagem de Manchester que classifica a prioridade de atendimento dos doentes de acordo com a gravidade da sua situação.
 

COMO FUNCIONA?
Após a admissão, todos os utentes são observados na triagem por um enfermeiro que, de acordo com o problema apresentado, atribui uma cor que define a sua prioridade de atendimento.  
 

QUAIS OS GRAUS DE PRIORIDADE?

Prioridade Cor Tempo de Espera para Observação Clínica
Emergente Vermelho Observação Imediata
Muito urgente Laranja 10 minutos
Urgente Amarelo 60 minutos
Pouco urgente Verde 120 minutos
Não urgente Azul 240 minutos


O objectivo dos Serviços de Urgência é o tratamento de doentes graves, estando os seus profissionais treinados e preparados para isso.

Acessos

ACESSOS

O acesso ao Serviço de Urgência é realizado diretamente pelo exterior do edifício, devidamente identificado na rotunda de distribuição do hospital, sendo diferenciado de acordo com o tipo de urgência (Geral e Obstétrica, Pediátrica, Emergência).
Os utentes que se deslocam em viatura própria, devem utilizar preferencialmente o parque de estacionamento P3.
Para os utentes que se deslocam a pé, o acesso é realizado por uma porta junto da entrada principal, devidamente assinalada.