Serviço de urgência
O Hospital de Braga dispõe de um Serviço de Urgência de 4.400m2, disponível 24 horas por dia, que permite um atendimento segmentado em função das necessidades de cada paciente:
- Urgência Geral
- Pediátrica
- Ginecológica/Obstétrica
- Emergência
O objetivo dos Serviços de Urgência é o tratamento de doentes graves, estando os seus profissionais treinados e preparados para isso.
Se a sua situação não for urgente ou emergente deverá dirigir-se primeiro ao Centro de Saúde da sua área. Em situação de dúvida, pode contactar a Linha SNS 24: 808 24 24 24.
Triagem
No Serviço de Urgência, a triagem permite identificar os doentes mais graves e assegurar que recebem cuidados rápidos.
Neste Serviço é adotado o Protocolo de Triagem de Manchester que classifica a prioridade de atendimento dos doentes de acordo com a gravidade da sua situação.
COMO FUNCIONA?
Após a admissão, todos os utentes são observados na triagem por um enfermeiro que, de acordo com o problema apresentado, atribui uma cor que define a sua prioridade de atendimento.
QUAIS OS GRAUS DE PRIORIDADE?
Prioridade | Cor | Tempo de Espera para Observação Clínica |
Emergente | Vermelho | Observação Imediata |
Muito urgente | Laranja | 10 minutos |
Urgente | Amarelo | 60 minutos |
Pouco urgente | Verde | 120 minutos |
Não urgente | Azul | 240 minutos |
O objectivo dos Serviços de Urgência é o tratamento de doentes graves, estando os seus profissionais treinados e preparados para isso.
Acessos
ACESSOS
O acesso ao Serviço de Urgência é realizado diretamente pelo exterior do edifício, devidamente identificado na rotunda de distribuição do hospital, sendo diferenciado de acordo com o tipo de urgência (Geral e Obstétrica, Pediátrica, Emergência).
Os utentes que se deslocam em viatura própria, devem utilizar preferencialmente o parque de estacionamento P3.
Para os utentes que se deslocam a pé, o acesso é realizado por uma porta junto da entrada principal, devidamente assinalada.