2022
O Serviço de Gestão de Manutenção do Hospital de Braga obteve a Certificação de Qualidade ISO9001 pela entidade acreditadora internacional CHKS – Caspe Healthcare Knowledge System.
Segundo Diogo Rocha, Diretor do Serviço de Gestão de Manutenção do Hospital de Braga, a comunicação da Certificação foi recebida com um “enorme orgulho, uma vez que este foi um objetivo definido com o propósito de aplicar as melhores práticas de gestão, tendo em vista a melhoria contínua, e o alcance de uma maior eficiência, sustentabilidade, satisfação e qualidade”.
CHKS ReAcreditação Global
- Processo iniciado em 2004
- Acreditação renovada em 2022
Certificação CHKS | ISO 9001
- Anatomia Patológica (renovação)
- Esterilização (renovação)
- Farmácia (renovação)
- Imagiologia (renovação)
- Imunohemoterapia (renovação)
- Serviço de Limpeza (renovação)
- Patologia Clínica (renovação)
O Hospital de Braga destacou-se como um dos prestadores de cuidados de saúde com mais áreas avaliadas em “Excelência Clínica”, conquistando, ainda, o nível de classificação máximo em duas áreas.
Nesta avaliação, relativa ao período compreendido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2020, as áreas de Obstetrícia (Partos e Cuidados Pré-Natais) e de Ortopedia (Artroplastias da Anca e do Joelho) obtiveram a Excelência Clínica Máxima, três estrelas, situando o Hospital de Braga no grupo de instituições com a terceira melhor classificação, no que diz respeito aos Hospitais com mais áreas avaliadas com o nível máximo de três estrelas.
Das restantes 12 áreas clínicas, 10 receberam o segundo nível de classificação (duas estrelas) e 2 não receberam avaliação, o que significa que o Hospital de Braga não teve qualquer área classificada com uma estrela, classificação base do nível de qualidade.
Paralelamente à dimensão Excelência Clínica, o Hospital de Braga conquistou, ainda, o nível de cumprimento de todos os parâmetros de qualidade com classificação máxima nas dimensões “Segurança do Doente”, “Adequação e Conforto das Instalações”, “Focalização no Utente” e “Satisfação do Utente”.
O SINAS contou com a participação de 155 prestadores de cuidados de saúde de natureza hospitalar, dos setores público, privado e social, e, este ano, sofreu algumas alterações quanto à recolha de dados, nomeadamente o aumento da amostra coletada – avaliação de 2 semestres em simultâneo. Não obstante, o Hospital de Braga conseguiu, ainda assim, destacar-se.
O Hospital de Braga e o Sporting Clube de Braga venceram o prémio de Responsabilidade Social do mês de julho, com o projeto de Humanização dos Cuidados de Saúde prestados no nosso Serviço de Pediatria.
O projeto consistiu na personalização das fardas dos Profissionais de Saúde, das cortinas presentes nos quartos de internamento e das batas que os pequenos utentes terão vestidas quando se deslocarem ao Bloco Operatório.
Esta iniciativa resultou da estreita parceria entre o Hospital de Braga e do Sporting Clube de Braga, nomeadamente através do SC Braga Solidário, e teve como objetivos minimizar a ansiedade dos mais pequenos, desmistificar o medo da bata branca e prevenir os traumas psicológicos resultantes da experiência negativa de um internamento.
No âmbito da celebração do vigésimo aniversário da Operação Nariz Vermelho (ONV), o Serviço de Pediatria do Hospital de Braga recebeu o prémio “Belas Pernas”, distinção que visa homenagear os Serviços Hospitalares pela colaboração e pelo apoio prestado à ONV ao longo da pandemia.
O projeto "HB Presente", apresentado pelo Hospital de Braga no âmbito da 2ª Edição da Bolsa "Capital Humano em Saúde", dinamizada pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), foi distinguido como um dos três projetos de hospitais do SNS que terão acesso a um programa de consultoria especializado e acompanhamento para a implementação do mesmo.
A génese do projeto consiste em analisar o absentismo, utilizando uma abordagem positiva e de envolvimento dos profissionais, através da implementação de instrumentos de feedback junto das equipas, no sentido da manutenção de um ambiente de trabalho positivo e motivador, que terá impacto na diminuição das ausências dos colaboradores.
O programa de apoio lançado pela APAH permitirá acelerar a implementação deste Projeto de Mudança do Capital Humano com apresentação de resultados a decorrer em outubro deste ano.
2021
O Hospital de Braga obteve no Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) a melhor classificação do país na dimensão “Excelência Clínica”. Nos resultados divulgados pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) o Hospital de Braga conquistou em seis áreas clínicas a classificação máxima.
As áreas de Cirurgia de Ambulatório, de Cirurgia Geral (Cirurgia do Cólon), de Cuidados Intensivos (Unidades de Cuidados Intensivos), de Ginecologia (Histerectomias), de Obstetrícia (Partos e Cuidados Pré-Natais) e de Pediatria (Cuidados Neonatais) foram classificadas pela Entidade Reguladora da Saúde com o nível máximo (três estrelas).
De destacar que as restantes 8 áreas clínicas avaliadas receberam o segundo nível de classificação (duas estrelas) nesta avaliação que se refere ao período compreendido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2019.
Paralelamente à classificação na dimensão Excelência Clínica, o Hospital de Braga obteve o nível máximo na avaliação das dimensões Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações e Focalização no Utente.
O SINAS contou com a participação de 98 prestadores de cuidados de saúde de natureza hospitalar, dos sectores público, privado e social, que voluntariamente se submeteram à avaliação.
O Hospital de Braga bateu, em 2021, o seu recorde de cirurgias, atingindo as 42.873, uma performance conseguida com a ajuda da contratualização de salas com entidades externas. O total de cirurgias realizadas em 2021 significa um aumento de 27% em relação a 2019, que até aqui tinha sido o melhor ano. Já em comparação com 2020, o crescimento foi de 33%.
O Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira, salientou também o facto de, em 2021, o Hospital de Braga ter alcançado a segunda posição a nível nacional em termos de produção cirúrgica, referindo que estes resultados se devem-se essencialmente “ao plano de manter o hospital a trabalhar em toda a força e à contratualização com entidades externas ou blocos operatórios fora do hospital”.
Manutenção das Certificações Ambiental (ISO 14001) e de Segurança e Saúde no Trabalho (ISO 45001), pela APCER.
O Hospital de Braga recebeu, no dia 27 de outubro, o 1º Prémio Saúde Sustentável na categoria “Cuidados de Saúde Centrados no Cidadão” com o projeto “Melhoria do Circuito do Utente no Hospital de Dia Oncológico”.
O Hospital de Braga foi vencedor com um projeto na área da Oncologia desenvolvido no ano de 2020, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar do Hospital com o apoio da consultora Lean Health Portugal, com o objetivo de melhorar a eficiência do Hospital de Dia Oncológico, garantindo níveis de excelência na experiência do utente e dos profissionais de saúde.
Com este projeto, conseguiu-se alcançar seis áreas distintas com resultados bastante positivos, nomeadamente, a melhoria do circuito do utente que levanta a sua medicação oral; a otimização da utilização das salas do Serviço; o circuito geral do utente; a melhoria da utilização das salas de tratamento e agendamentos; assim como a melhoria do circuito da folha verde e do espaço da equipa de farmácia.
O Prémio Saúde Sustentável, iniciativa do Jornal de Negócios e da Sanofi que já se encontra na sua décima edição e conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, tem como objetivo distinguir, divulgar e incentivar as boas práticas e a sustentabilidade da saúde em Portugal.
Nesta 10º edição do Prémio Saúde Sustentável o júri foi composto por 18 personalidades relevantes do meio empresarial, académico e político da sociedade portuguesa, selecionados pela organização de acordo com critérios de qualificação, profissionalismo e isenção.
O Hospital de Braga recebeu no dia 27 de setembro, durante a III Gala do Turismo de Braga, que se realizou no Auditório Vita, a distinção "Personalidade do Ano", pelas mãos do Presidente do Município, numa cerimónia cujo propósito foi reconhecer, distinguir e divulgar iniciativas que contribuíram ativamente para destacar a região de Braga.
O galardão foi atribuído ao Hospital de Braga por votação dos representantes da Câmara Municipal, Associação Empresarial de Braga e Turismo Porto e Norte, sendo o Hospital um dos principais homenageados desta cerimónia.
O Hospital de Braga recebeu, no dia 14 de abril, a distinção “Guerreiro de Ouro e Mérito”, atribuída pelo Sporting Clube de Braga.
Esta distinção representa, a valorização do caminho feito pela instituição, mas acima de tudo o reconhecimento da grandeza demonstrada por todos os profissionais numa época tão particular de grandes desafios.
Renovação das Certificações Ambiental (ISO 14001) e de Segurança e Saúde no Trabalho (ISO 45001) pela APCER.
2020
Ranking da responsabilidade da IASIST, consultora multinacional espanhola, que distingue os hospitais do Serviço Nacional de Saúde que apresentam os melhores níveis de desempenho ao longo do ano.
Distinções atribuídas em dezembro
- 1º lugar do Grupo D - Hospitais de média/grande dimensão do SNS - avaliação da qualidade assistencial, eficiência e adequação dos cuidados de saúde.
- Área Clínica do Coração
No dia 10 de dezembro, a Medalha de Honra é atribuída unanimemente pelo Executivo Municipal de Braga ao Hospital de Braga, sendo o este o principal homenageado numa cerimónia que distinguiu 58 personalidades e entidades da cidade.
Manutenção da Acreditação Global do Hospital de Braga pela entidade acreditadora CHKS – Caspe Healthcare Knowledge System.
Certificação CHKS | ISO 9001
- Anatomia Patológica;
- Esterilização;
- Farmácia;
- Imagiologia;
- Imunohemoterapia;
- Patologia Clínica;
- Serviço de Limpeza.
2018
CHKS ReAcreditação Global
- Processo iniciado em 2004
- Acreditação renovada em 2018
Certificação CHKS | ISO 9001
- Anatomia Patológica (renovação)
- Esterilização (renovação)
- Farmácia (renovação)
- Imagiologia (renovação)
- Imunohemoterapia (renovação)
- Serviço de Limpeza (renovação)
- Patologia Clínica (renovação)
Ranking da responsabilidade da IASIST, consultora multinacional espanhola, que distingue os hospitais do Serviço Nacional de Saúde que apresentam os melhores níveis de desempenho ao longo do ano.
Distinções atribuídas em novembro
- 1º lugar do Grupo D - Hospitais de média/grande dimensão do SNS - avaliação da qualidade assistencial, eficiência e adequação dos cuidados de saúde.
- Área Clínica do Coração
Concurso que premeia as boas práticas em saúde, desenvolvido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, Direção-Geral da Saúde, Administração Central do Sistema de Saúde e Administrações Regionais de Saúde.
Distinção atribuída em novembro
- Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga - Menção Honrosa, na categoria de "Poster Científico" com o projeto “Melhoria de Outcomes na pessoa com Enfarte Agudo do Miocárdio"
O Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) é um sistema criado pela Entidade Reguladora da Saúde que avalia de forma objetiva e consistente a qualidade dos cuidados de saúde em Portugal. A avaliação é feita a estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde e a divulgação de resultados acontece duas vezes por ano.
Resultados divulgados em outubro
- Classificação máxima: Excelência Clínica; Segurança do Doente; Adequação e Conforto das Instalações; Focalização no utente; Satisfação do doente
- 3 estrelas: 8 áreas
- 2 estrelas: 6 áreas
Resultados divulgados em janeiro
- Classificação máxima: Excelência Clínica; Segurança do Doente; Adequação e Conforto das Instalações; Focalização no utente; Satisfação do doente
- 3 estrelas: 5 áreas
- 2 estrelas: 9 áreas
2017
Instituído pela EDP Distribuição, este prémio distingue as empresas portuguesas pelas boas práticas no domínio da eficiência elétrica e da sustentabilidade ambiental.
Distinção atribuída em novembro:
- Vencedor Absoluto – Serviços e Outras Atividades - no âmbito de um projeto de eficiência, desenvolvido entre junho de 2014 e março de 2017, que consistiu na implementação de novas metodologias de redução do consumo de energia, melhorando o desempenho energético do edifício hospitalar e mantendo os níveis de qualidade e conforto necessários.
Ranking da responsabilidade da IASIST, consultora multinacional espanhola, que distingue os hospitais do Serviço Nacional de Saúde que apresentam os melhores níveis de desempenho ao longo do ano.
Distinção atribuída em novembro:
- Prémio Consistência - Distingue os hospitais que, no último triénio, obtiveram os melhores resultados globais. O Hospital de Braga conquistou o "Prémio Consistência" no grupo de hospitais de média/grande dimensão do SNS.
Distinção atribuída pelo Caspe Healthcare Knowledge Systems (CHKS), resultante da avaliação de um painel de peritos de várias áreas e organizações da saúde, em função da qualidade implementada nos cuidados de saúde, experiência do doente e satisfação dos profissionais.
Distinção atribuída em maio:
- Quality Improvement Award 2017: reconhecimento da inovação e da melhoria da prestação dos cuidados de saúde.
O Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) é um sistema criado pela Entidade Reguladora da Saúde que avalia de forma objetiva e consistente a qualidade dos cuidados de saúde em Portugal. A avaliação é feita a estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde e a divulgação de resultados acontece duas vezes por ano.
Resultados divulgados em maio:
- Classificação máxima: Excelência Clínica; Segurança do Doente; Adequação e Conforto das Instalações; Focalização no utente; Satisfação do doente
- 3 estrelas: 6 áreas
- 2 estrelas: 7 áreas
Resultados divulgados em janeiro:
- Classificação máxima: Excelência Clínica; Segurança do Doente; Adequação e Conforto das Instalações; Focalização no utente; Satisfação do doente
- 3 estrelas: 8 áreas
- 2 estrelas: 5 áreas
2016
Prémio atribuído pelo Kaizen Institute, consultora multinacional, que pretende destacar exemplos de benchmark de boas práticas e potenciar a melhoria contínua através do reforço de competências das equipas.
Distinção atribuída em abril:
- Prémio Excelência no Setor da Saúde - atribuído ao projeto Plataforma Centralizada em Cirurgia Convencional Programada que teve como objetivos admitir e preparar num espaço único, no dia da cirurgia, os doentes a operar em cirurgia convencional programada.
Reconhecimento do Ministro da Saúde atribuído a serviços, departamentos ou unidades de saúde, com elevadas competências na prestação de cuidados de saúde em situações clínicas que exigem recursos técnicos e tecnológicos altamente diferenciados, devido à baixa prevalência da doença, à complexidade no seu diagnóstico ou tratamento e/ou aos custos elevados da mesma.
Distinção atribuída em março:
- Centro de Referência para a Área de Oncologia de Adultos – atribuído ao tratamento do Cancro do Reto pelo Serviço de Cirurgia Geral
Ranking da responsabilidade da IASIST, consultora multinacional espanhola, que distingue os hospitais do Serviço Nacional de Saúde que apresentam os melhores níveis de desempenho ao longo do ano.
Distinção atribuída em novembro:
- 1º lugar do Grupo D - Hospitais de média/grande dimensão do SNS - avaliação da qualidade assistencial, eficiência e adequação dos cuidados de saúde.
O Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) é um sistema criado pela Entidade Reguladora da Saúde que avalia de forma objetiva e consistente a qualidade dos cuidados de saúde em Portugal. A avaliação é feita a estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde e a divulgação de resultados acontece duas vezes por ano.
Resultados divulgados em julho:
- Classificação máxima: Excelência Clínica
- 3 estrelas: 6 áreas
- 2 estrelas: 7 áreas
Resultados divulgados em fevereiro:
- Classificação máxima: Excelência Clínica; Segurança do Doente; Adequação e Conforto das Instalações; Focalização no utente; Satisfação do doente
- 3 estrelas: 5 áreas
- 2 estrelas: 8 áreas
2015
- Processo iniciado em 2004
- Acreditação renovada em 2015
- Anatomia Patológica (renovação)
- Esterilização (renovação)
- Farmácia (renovação)
- Imagiologia (renovação)
- Imunohemoterapia (renovação)
- Serviço de Limpeza (1ª Certificação)
- Patologia Clínica (renovação)
- Certificação Ambiental Global (renovação)
Ranking da responsabilidade da IASIST, consultora multinacional espanhola, que distingue os hospitais do Serviço Nacional de Saúde que apresentam os melhores níveis de desempenho ao longo do ano.
Distinção atribuída em setembro:
- 1º lugar do Grupo D - Hospitais de média/grande dimensão do SNS - avaliação da qualidade assistencial, eficiência e adequação dos cuidados de saúde.
O Prémio Saúde Sustentável é uma iniciativa do Jornal de Negócios e da Sanofi que tem por objetivo distinguir, divulgar e incentivar boas práticas e a sustentabilidade da saúde em Portugal.
Distinção atribuída em julho:
- 1º Prémio na categoria “Cuidados Hospitalares” por avaliação da qualidade clínica e resultados em saúde, experiência do utente, responsabilidade ambiental, inovação e tecnologia em saúde e sustentabilidade económico-financeira.
- O Desafio Gulbenkian Stop Infeção Hospitalar propôs-se alcançar, em 12 instituições de saúde portuguesas, entre as quais o Hospital de Braga, uma diminuição em 50% na incidência das infeções adquiridas em meio hospitalar, no período de 3 anos (2015-2018), através da implementação de uma metodologia de melhoria contínua na prestação dos cuidados de saúde.
Realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública esta é uma avaliação dos hospitais públicos, no que se refere à qualidade/efectividade dos cuidados prestados em regime de internamento.
Avaliações atribuídas em setembro:
- 3º classificado em "Doenças dos Órgãos Genitais Masculinos"
- 3º classificado em "Doenças da Pele e do Tecido Celular Subcutâneo"
- 5º classificado em "Doenças dos Rins e do Aparelho Urinário"
- 5º classificado em "Doenças Endócrinas e Metabólicas"
O Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) é um sistema criado pela Entidade Reguladora da Saúde que avalia de forma objetiva e consistente a qualidade dos cuidados de saúde em Portugal. A avaliação é feita a estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde e a divulgação de resultados acontece duas vezes por ano.
Resultados divulgados em maio:
- Classificação máxima: Excelência Clínica
- 3 estrelas: 7 áreas
- 2 estrelas: 5 áreas
2014
Certificação de Segurança e Saúde no Trabalho Global (1ª Certificação)
Realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública esta é uma avaliação dos hospitais públicos, no que se refere à qualidade/efectividade dos cuidados prestados em regime de internamento.
Avaliações:
- 10º classificado em "Todos os episódios de internamento"
- 3º classificado em "Doenças Pediátricas"
- 5º classificado em "Doenças dos Rins e do Aparelho Urinário"
O Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) é um sistema criado pela Entidade Reguladora da Saúde que avalia de forma objetiva e consistente a qualidade dos cuidados de saúde em Portugal. A avaliação é feita a estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde e a divulgação de resultados acontece duas vezes por ano.
Resultados divulgados em dezembro:
- Classificação máxima: Excelência Clínica; Segurança do Doente; Adequação e Conforto das Instalações; Focalização no utente; Satisfação do doente
- 3 estrelas: 5 áreas
- 2 estrelas: 7 áreas
Resultados divulgados em maio:
- Classificação máxima: Excelência Clínica
- 3 estrelas: 6 áreas
- 2 estrelas: 4 áreas
Iniciativa da Direnor que visa o reconhecimento público de cidadãos e entidades que se tenham vindo a destacar em ações em prol da comunidade, do concelho, da região ou do país, contribuindo, para um maior prestígio da cidade de Braga.
Distinção em maio:
- Galardão Organismo de Serviço Público
2013
Iniciativa do Fórum Hospital do Futuro com objetivo de destacar pessoas e organizações que contribuíram para o desenvolvimento das organizações da Saúde em Portugal.
Distinção atribuída em dezembro:
- 1º classificado: Sistema de Gestão da Qualidade do Hospital de Braga
O Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) é um sistema criado pela Entidade Reguladora da Saúde que avalia de forma objetiva e consistente a qualidade dos cuidados de saúde em Portugal. A avaliação é feita a estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde e a divulgação de resultados acontece duas vezes por ano.
Resultados divulgados em dezembro:
- Classificação máxima: Excelência Clínica; Segurança do Doente; Adequação e Conforto das Instalações; Focalização no utente; Satisfação do doente
- 3 estrelas: 3 áreas
- 2 estrelas: 9 áreas
Resultados divulgados em abril:
- Classificação máxima: Excelência Clínica
- 2 estrelas: 12 áreas
2012
- Anatomia Patológica (1ª Certificação)
- Esterilização (1ª Certificação)
- Farmácia (1ª Certificação)
- Imagiologia (1ª Certificação)
- Imunohemoterapia (1ª Certificação)
- Patologia Clínica (1ª Certificação)
- Certificação Ambiental Global (1ª Certificação)
O Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) é um sistema criado pela Entidade Reguladora da Saúde que avalia de forma objetiva e consistente a qualidade dos cuidados de saúde em Portugal. A avaliação é feita a estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde e a divulgação de resultados acontece duas vezes por ano.
Resultados divulgados em outubro:
- Classificação máxima: Excelência Clínica
- 2 estrelas: 8 áreas
Resultados divulgados em agosto:
- Classificação máxima: Excelência Clínica
- 3 estrelas: 1 área
- 2 estrelas: 6 áreas