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Comissões

Comissão Cirurgia Segura Salva Vidas

A Comissão Cirurgia Segura Salva Vidas tem como principal função a dinamização do programa "Cirurgia Segura, Salva Vidas", a monitorização da sua implementação, bem como a promoção de ações que visem a sua correta implementação.

COMPOSIÇÃO 
Luís Dias (Coordenador)
Ana Sofia Rodrigues
João Ramos

Comissão de Auditoria Clínica

A Comissão de Auditoria Clínica tem como principal desígnio a aprovação de um programa de auditoria clínica global do Hospital de Braga.

Este órgão é responsável pelo acompanhamento e análise dos resultados decorrentes das auditorias, bem como o acompanhamento dos planos de ação decorrentes das auditorias realizadas.

COMPOSIÇÃO
Jorge Marques (Presidente)
Antonio Faria
António Oliveira e Silva
Armanda Pereira
Arnaldo Pires
Fátima Faria
Idalina Russell
Lara Ribeiro
Paulo Gouveia

Comissão de Catástrofe

À Comissão de Catástrofe compete o desenvolvimento de planos para responder a incidentes externos graves e tem uma declaração escrita sobre o papel que desempenha em caso de incidente externo grave.

O Plano de Catástrofe em geral, e a Comissão de Catástrofe em particular, tem como principal objetivo agilizar a resposta a situações com elevada probabilidade de ocorrência, nomeadamente no que se refere a acidentes multi-vítimas, segurança contra incêndios, pandemias ou outras situações geradoras de fluxos anormalmente altos de doentes.

COMPOSIÇÃO
João Porfírio Oliveira (Presidente)
Aida Leite
António Faria
Armanda Pereira
Carlos Fernandes
Mariana Sá
Fátima Faria
Fátima Machado
Isabel Marcos
Jorge Marques
Jorge Pereira
Jorge Teixeira
Liliana Precioso
Manuel Miranda
Manuel Sousa
Maria de Jesus Marques
Raquel Lusquiños
Sandra Silva
Sílvia Oliveira
Sónia Dória
Sónia Duarte

Comissão de Emergência Médica

A Comissão de Emergência Médica tem como principal função garantir a adesão às políticas e procedimentos da organização relativos à ressuscitação, efetuar auditorias e recolher os respetivos resultados, planear a formação no âmbito da emergência médica, tomar decisões na aquisição de equipamentos e desenvolver novos procedimentos que estejam em conformidade com as orientações mais recentes.

COMPOSIÇÃO
Pedro Silveira (Presidente)
Almerinda Barroso Pereira
Cristina Almeida
José Oliveira
Luís Ribeiro
Rui Ribeiro

Comissão de Farmácia e Terapêutica

À Comissão de Farmácia e Terapêutica cabe zelar pela definição e cumprimento de políticas de utilização segura, eficaz e eficiente de terapêutica, monitorizando a prescrição dos medicamentos, a sua utilização e garantindo a todos os utentes a equidade no acesso à terapêutica.

COMPOSIÇÃO
Carlos Capela (Presidente)
Almerinda Pereira
Ana Cláudia Carvalho
Antonieta Silva
Catarina Portela
Isabel Marcos
Paula Marques
Sylvie Martins

Comissão de Feridas

A Comissão de Feridas é um órgão consultivo multidisciplinar que visa promover a formação e implementação de procedimentos que uniformizem a prevenção e tratamento de feridas.

Tem ainda como função a consolidação de um sistema de avaliação sistemática das feridas de difícil cicatrização bem como promover a investigação clínica e epidemiológica relacionada com a prevenção e tratamento de feridas.

COMPOSIÇÃO
Luís Azevedo (Coordenador)
Catarina Gomes
Charlene Viana
Mariana Briote
Palmira Peixoto
Vanda Campos

Comissão Local de Informatização Clínica

A Comissão Local de Informatização Clínica (CLIC) é uma comissão multidisciplinar para governação da informação com atuação na gestão do risco da informação, nomeadamente registos clínicos. Este órgão presta consulta relativamente ao desenvolvimento, implementação e monitorização das políticas de governação clínica.

COMPOSIÇÃO
Manuel Monteiro (Presidente)
António Faria
Armanda Pereira
Carlos Noversa
Carlos Pereira
Catarina Rosas
Hugo Oliveira
Joana Silva
Sónia Dória

Comissão de Humanização

A Comissão de Humanização e Qualidade dos Serviços é um órgão consultivo que tem como principal finalidade a garantia da dignidade e integridade humanas, zelando pela satisfação das necessidades dos utentes e cuidadores.

COMPOSIÇÃO
Fátima Faria (Presidente)
Armanda Pereira
Cecília Morgado
Diana Gaspar
Elisabete Pinheiro
Helena Martins
Helena Santiago
Luísa Silva
Miguel Ângelo Costa
Paula Costa
Paulo Gouveia
Raquel Lusquiños
Sandra Silva
Sílvia Oliveira

Comissão de Medicina Transfusional

A Comissão de Medicina Transfusional é um órgão de apoio que deve estar envolvido em processos multidisciplinares de auditoria, educação e formação, elaboração e alteração da documentação, dos procedimentos e das listas de verificação relacionadas com os utentes e a participação de outros intervenientes nos processos relacionados com o sangue e seus derivados.

COMPOSIÇÃO
António Marques (Presidente)
António Matos Marques
Carmo Lopes
Cristina Alves
Jorge Teixeira
Paulo Fragoso

Comissão de Normalização de Consumos e Equipamentos Clínicos

A Comissão de Normalização de Consumos e Equipamentos Clínicos tem como principal finalidade o aconselhamento relativamente à normalização de consumíveis e equipamentos, nomeadamente ao nível da aquisição, método de utilização, formação, manutenção, entre outras questões destinadas à melhoria da segurança do doente.

COMPOSIÇÃO
Paulo Lobo (Coordenador)
António Faria
Celeste Machado
Mariana Sá
Isabel Veloso
Liliana Precioso
Pedro Varanda

Comissão de Proteção Radiológica

A Comissão de Proteção Radiológica é um órgão consultivo com o principal objetivo de garantir o cumprimento das diretrizes locais ou nacionais em matéria de exposição a radiações, nomeadamente no cumprimento dos procedimentos da organização em matéria de proteção radiológica, no incentivo à utilização de dosímetros e monitorização de dosimetrias, na formação contínua e na realização de auditorias neste âmbito.

COMPOSIÇÃO
Vasco Mendes (Presidente)
Elisa Botelho
Irene Varanda
Joana Vale
Leonor Soares
Liliana Astorga
Manuel Sousa
Mariana Sá
Susana Maurício

Comissão da Qualidade e Segurança

A Comissão da Qualidade e Segurança (CQS) é um órgão consultivo que visa promover uma eficaz articulação entre diferentes entidades, serviços e órgãos de apoio cuja atividade concorra para a Qualidade, Gestão do Risco e Segurança do Doente; formular propostas ou pareceres sobre as políticas e procedimentos orientados para a qualidade e segurança dos doentes e dos profissionais; monitorizar e acompanhar as situações de risco, clínico e não clínico, identificadas no Hospital de Braga; entre outros.

COMPOSIÇÃO
Jorge Marques (Presidente)
Álvaro Oliveira
António Faria
Armanda Pereira
Fátima Faria
Isabel Veloso
Joana Silva
Manuel Sousa
Marco Sameiro
Maria de Jesus Marques
Paulo Gouveia
Sílvia Oliveira
Sónia Dória

Comissão de Coordenação Oncológica

A Comissão de Coordenação Oncológica do Hospital de Braga é um órgão consultivo e multidisciplinar a quem cabe zelar pela definição e cumprimento de um conjunto de políticas de utilização segura, eficaz e eficiente de quimioterapia no Hospital de Braga.

Tem como principais objetivos a promoção e monitorização de boas práticas farmacoterapêuticas, a elaboração de recomendações e linhas de orientação terapêutica no âmbito da quimioterapia, bem como a avaliação de protocolos terapêuticos.

COMPOSIÇÃO
Rui Nabiço (Presidente)
Carlos Alegria
Cristina Alves
Fernando Pardal
Herlander Marques
Isabel Reis
Joaquim Costa Pereira
Júlia Amorim
Paula Marques
Paulo Costa
Ricardo Leão

Comissão de Nutrição Artificial

A Comissão de Nutrição Artificial tem como principal objetivo a promoção de protocolos de prescrição de Nutrição Artificial, promovendo o sucesso da terapia nutricional e prevenindo as suas complicações. Promove ainda ações de formação e de monitorização no âmbito da terapia nutricional.

COMPOSIÇÃO
Mafalda Noronha (Coordenadora)
Ana Rita Durães
Henedina Antunes
Hugo Rios
Isabel Silva

Comissão para a Igualdade

A Comissão para a Igualdade tem como missão garantir a execução das políticas no âmbito da defesa da igualdade no Hospital de Braga.

COMPOSIÇÃO
Catherine Pereira (Coordenadora)
Adelino Domingues
Armanda Pereira
Marco Sameiro
Maria de Jesus Marques

Comissão Técnica de Certificação da Conformidade da Interrupção da Gravidez

A Comissão Técnica de Certificação da Conformidade da Interrupção da Gravidez é um órgão técnico que garante um suporte na tomada de decisões de fazer interromper a gravidez, no cumprimento dos requisitos médicos, deontológicos e legais, para que tais atos integrem a interrupção da gravidez não punível pelo Código Penal.

COMPOSIÇÃO
Alexandra Cadilhe (Presidente)
Almerinda Barroso Pereira
Belandina Gil
Carla Sá
Diogo Ferreira da Cunha
Luísa Cardoso
Miguel Gonçalves Rocha

Equipas

Equipa Coordenadora Local de Cuidados Integrados de Saúde Mental

A criação dos cuidados continuados integrados de saúde mental (CCISM) veio permitir que a RNCCI se estenda a pessoas com problemas de saúde mental ao considerar, no âmbito da parceria com a segurança social, a existência de equipas de apoio domiciliário, de unidades sócio-ocupacionais e de unidades residenciais, tendo em vista a criação de estruturas reabilitativas psicossociais que respondam aos vários graus de incapacidade e dependência por doença mental grave.

COMPOSIÇÃO
António Cepa (Coordenador)
Liliana Silva
Susana Alexandra Teixeira

Equipa de Gestão de Altas

A Equipa de Gestão de Altas é uma equipa hospitalar multidisciplinar para a preparação e gestão de altas hospitalares com outros serviços para os doentes que requerem seguimento dos seus problemas de saúde e sociais, quer no domicílio, quer em articulação com as unidades.

COMPOSIÇÃO
Conceição Afonso (Coordenadora)
Ana Cristina Margaça
Ângela Gomes
Daniela Magalhães
Emília Cerqueira
Lúcia Lopes

Equipa de Gestão de Camas

A Equipa de Gestão de Camas tem como principais objetivos garantir em tempo útil, e para cada doente, a atribuição de cama; promover a otimização da alocação de camas entre serviços, otimizando a ocupação da capacidade do hospital; minimizar situações de excesso/ falta de capacidade nos vários serviços; e contribuir para a obtenção de ganhos qualitativos para os doentes, imputáveis à reorganização e identificação de procedimentos de gestão de fluxo de doentes.

COMPOSIÇÃO
Conceição Afonso (Coordenadora)
Maria da Luz Esteves

Equipa de Proteção de Violência nos Adultos

A Equipa de Proteção de Violência nos Adultos é responsável por contribuir para a informação prestada à população e sensibilizar os colaboradores para a igualdade de género e a prevenção da violência ao longo do ciclo de vida; difundir informação de caráter legal, normativo e técnico sobre o assunto; coletar e organizar a informação casuística sobre as situações de violência atendidas nos ACES e Hospitais; e prestar apoio de consultadoria aos colaboradores e equipas de saúde no que respeita à sinalização, acompanhamento ou encaminhamento de casos.

COMPOSIÇÃO
Liliana Paula (Coordenadora)
Arminda Oliveira Ribeiro
Eduarda Bastos
Joana Mesquita
Jorge Teixeira
Sílvia Duarte

Equipa Hospitalar de Doação e Colheita de Órgãos e Tecidos

A Equipa Hospitalar de Doação e Colheita de Órgãos e Tecidos tem como missão promover a doação de órgãos e tecidos para transplantação em segurança.

COMPOSIÇÃO
José Eduardo Oliveira (Coordenador)
Fátima Assunção Martins
Hugo Amaral de Sousa

Equipa Intra-Hospitalar de Suporte aos Cuidados Paliativos

A Equipa Intra-Hospitalar de Suporte aos Cuidados Paliativos é uma equipa multidisciplinar que tem como finalidade a prestação de aconselhamento diferenciado em cuidados paliativos às várias especialidades que constituem o perfil assistencial do Hospital, fazendo orientação do plano individual de intervenção aos doentes internados em estado avançado ou terminal e/ou seus familiares/cuidadores para os quais seja solicitada a sua atuação.

Tem como missão promover a qualidade de vida a doentes com doença incurável avançada e apoio aos seus familiares e/ou cuidadores informais, consultadoria, formação e orientação aos profissionais de saúde.

COMPOSIÇÃO
Teresa Macedo (Coordenadora)
Ângela Gomes
Carla Lopes
Cristiana Lopes
Filipa Balona
Júlia Amorim
Maria José Mendes

Outros Órgãos

Encarregado de Proteção de Dados

Para além do disposto nos artigos 37.º a 39.º do Regulamento-Geral de Proteção de Dados, são funções do encarregado de proteção de dados assegurar a realização de auditorias, quer periódicas, quer não programadas; sensibilizar os utilizadores para a importância da deteção atempada de incidentes de segurança e para a necessidade de informar imediatamente o responsável pela segurança; e assegurar as relações com os titulares dos dados nas matérias abrangidas pelo RGPD e pela legislação nacional em matéria de proteção de dados.

ENCARREGADA DE PROTEÇÃO DE DADOS
Sónia Dória

Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e Resistência aos Antimicrobianos

O GCL-PPCIRA tem como missão promover a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos doentes, promover a segurança dos profissionais e visitas, através da prevenção e controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde e através da prevenção das resistências aos antimicrobianos.

COMPOSIÇÃO
Isabel Veloso (Coordenadora)
Adelaide Alves
Alexandre Carvalho
Ana Cláudia Carvalho
Ana Silva
Betânia Faria
Cláudia Martins
Joana Alves
Raquel Lusquiños

Núcleo Hospitalar de Apoio às Crianças e Jovens em Risco

O Núcleo Hospitalar de Apoio às Crianças e Jovens em Risco é responsável pelo estudo, diagnóstico, orientação e acompanhamento de crianças de risco que recorrem ao Hospital de Braga.

Presta consultadoria aos profissionais que lidam diretamente com este tipo de situações e assegura uma articulação com as entidades de segundo e terceiro nível de intervenção.

COMPOSIÇÃO
Henedina Antunes (Coordenadora)
Arminda Ribeiro
Feliciano Guimarães
Helena Martins
Sandra Luís
Sílvia Duarte

Responsável de Acesso à Informação

Ao Responsável pelo Acesso à Informação compete organizar e promover as obrigações de divulgação ativa de informação a que está vinculada a entidade, acompanhar a tramitação dos pedidos de acesso e reutilização e estabelecer a articulação necessária ao exercício das competências da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, a quem cabe zelar pelo cumprimento pelas disposições da Lei n.º 26/2016, de 22 de agosto.

RESPONSÁVEL DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Luís Basto

 

Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes

Compete à Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes/Unidade Integrada de Diabetes estabelecer um plano educativo e terapêutico individualizado, incluindo a educação para a autogestão da doença, que abrange programas de terapêutica com dispositivos de perfusão subcutânea contínua da insulina, a utilização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica específicos dispositivos de monitorização contínua de glicemia e a coordenação de elementos responsáveis de pessoas com diabetes internadas na unidade hospitalar.

COMPOSIÇÃO
Olinda Marques (Coordenadora)
Adelaide Ferreira
Conceição Mateus
Sofia Martins

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