A Unidade Local de Saúde de Braga iniciou, hoje, o processo de renovação da Acreditação Global e Certificação ISO 9001 do Hospital de Braga para 2024-2027, por parte do Caspe Healthcare Knowlodge System (CHKS), uma das mais notórias organizações no âmbito da qualidade em saúde.
A reacreditação da instituição de saúde avalia e reconhece os processos e padrões de qualidade, de acordo com as melhores práticas reconhecidas internacionalmente.
Durante todo o processo de reacreditação e certificação, que decorrem até final de novembro de 2024, serão avaliados mais de dois mil critérios, envolvendo mais de 65 Serviços clínicos e não clínicos. Ao longo de todo o período, realizar-se-ão dois momentos de auditoria interna relacionadas com processos/circuitos, de forma a avaliar as práticas regulares do tratamento ao utente, que servirão de teste para o momento de auditoria de avaliação externa, prevista para final de novembro.
“A renovação da acreditação Global do Hospital de Braga cumpre o 8º ciclo, e vem reforçar a posição de excelência do Hospital na área da saúde, agora integrado na ULS de Braga”, referiu Marco Sameiro, Coordenador do Gabinete de Qualidade do Serviço de Qualidade, Segurança e Epidemiologia da ULS de Braga.
Gonçalo Alves, Enfermeiro Diretor da ULS de Braga, realçou o impacto positivo que a reacreditação pode trazer à instituição, e assegura o sentimento de pertença de todos os profissionais, que serão envolvidos desde logo. “O compromisso coletivo é possível pelo esforço de todos, que terão um papel fundamental no desenvolvimento deste processo, fomentado pelo rigor e espírito crítico de todos, com vista a boa construção dos pilares que edificam a nossa instituição”.
O primeiro processo de acreditação iniciou-se em 2001, tendo sido obtido em 2004, na altura no Hospital de S. Marcos, atribuída pelo King’s Fund, atualmente CHKS.