Vou ser Mãe/Pai
Connosco está em boas mãos!
A Humanização do Parto na ULS Braga representa um compromisso contínuo com a excelência e o respeito pelos direitos e desejos das famílias. Este desígnio promove um ambiente onde a Mãe, Pai e a sua família estão no centro do processo de parto, assegurando uma experiência mais tranquila.
No nosso Bloco de Partos, a humanização passa pela personalização dos cuidados às necessidades individuais de cada grávida, incentivando o parto natural, minimizando intervenções desnecessárias e proporcionando um espaço seguro e acolhedor.
Os profissionais de saúde, altamente qualificados e empáticos, trabalham em conjunto para que o nascimento seja uma experiência positiva e memorável.
O slogan "É bom nascer aqui!" reflete exatamente este compromisso com a qualidade e humanização dos cuidados prestados. Mais do que um simples lema, é uma garantia de que a ULS Braga oferece um ambiente de segurança, conforto e respeito, onde cada nascimento é tratado como único.
Nesta página, reafirmamos este compromisso e disponibilizamos informação detalhada sobre a preparação para o parto e sobre o próprio parto, de forma a proporcionarmos às futuras mães e pais todas as ferramentas e conhecimentos necessários para que possam viver esta fase com serenidade e segurança, sabendo que estão em boas mãos.
Como me posso preparar para o parto?
O Curso de Preparação para o parto é um conjunto de sessões com o objetivo de ajudar a desenvolver competências que permitam vivenciar o momento do parto de forma ativa e saudável, aumentando, também, a confiança para cuidar do recém-nascido. A ULS Braga disponibiliza este curso nos Cuidados de Saúde Primários e no Hospital de Braga, abrangendo todas as gestantes acompanhadas no seu Centro de Saúde ou na Consulta Externa de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga (respetivamente).
A referenciação é feita pelo seu Médico de Família, quando acompanhada em Centro de Saúde, ou pela Enfermeira Especialista de Saúde Materna e Obstétrica, quando seguida em Consulta Externa Hospitalar.
Como posso planear o parto?
O plano de parto tem como objetivo ajudar a planear e a refletir com antecedência os desejos e expectativas relacionados com o parto e servir de instrumento de comunicação com os intervenientes no processo. Discuta as suas opções com o médico ou com a enfermeira especialista em saúde materna e obstétrica e tome decisões informadas e conscientes.
Quando der entrada no Serviço de Urgência/Bloco de Partos, apresente o seu plano de parto e discuta-o com o médico ou com o enfermeiro especialista.
Atenção! O trabalho de Parto é um acontecimento imprevisível e poderá ser necessário ajustar as decisões.
Preencha o seu plano de parto:
Venha visitar a nossa maternidade!
Todas as grávidas a partir das 30 semanas de gestação podem efetuar a visita ao Internamento do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia e Bloco de Partos.
Como agendar:
-
Telefone: 253 027 058
-
E-mail: bloco.partos.adm@hb.min-saude.pt
Preparar a mala da maternidade: o que devo levar?
Planear, com antecedência, o que levar para a maternidade é uma parte importante da preparação para o parto. No que toca a documentação, é importante a mãe fazer-se acompanhar do seu cartão de cidadão/ documento de identificação, o cartão de subsistema de saúde (ADSE, SAMS,…), Boletim de Saúde da Grávida, todos os exames feitos na gravidez e o plano de parto.
Confira o que deve levar para a maternidade:
Vou para a Maternidade - O que devo levar
Posso estar acompanhada durante o parto e o internamento?
A parturiente tem direito à presença de um acompanhante no momento do nascimento e durante o internamento, por ela escolhido, salvo em situações pontuais, em que o acompanhante pode ser temporariamente impedido de exercer esse direito.