Iniciou hoje, dia 20 de setembro, a Campanha de Vacinação Sazonal do Outono-Inverno 2024-2025 contra a Gripe e a COVID-19 em cerca de 3.500 pontos de vacinação em todo o país, com objetivo de vacinar 2,5 milhões de pessoas. Este ano, sob o mote “Vá lá vacinar”.
As vacinas contra a gripe e contra a COVID-19 têm o objetivo de reduzir o risco de doença grave, hospitalização e morte por infeção e são gratuitas para a população mais vulnerável.
Nas unidades de saúde do SNS poderão ser vacinados:
Utentes 85+ anos;
Utentes 60-84 anos;
Profissionais e utentes/residentes de ERPI, similares e RNCCI;
Pessoas com patologias de risco;
Grávidas;
Profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes, prestadores de cuidados a pessoas dependentes e profissionais de distribuição farmacêutica, pessoas em situação de sem abrigo, estabelecimentos prisionais.
Todos os utentes elegíveis para vacinação receberão uma mensagem SMS informativa, sensibilizando para o processo de vacinação.
Os utentes com 85 ou mais anos ou com patologias de risco são agendados pelas unidades de saúde (por uma mensagem SMS ou por contacto telefónico), contudo também poderão ativamente agendar a vacinação com a sua unidade de saúde.
Os restantes utentes (60 a 84 anos) poderão ativamente agendar a sua vacinação numa unidade de saúde do SNS ou através da plataforma de agendamento das farmácias portuguesas.
Neste caso, receberá uma mensagem SMS de confirmação, 24h antes da data agendada. Se a sua farmácia não tiver disponível esta opção, poderá agendar diretamente ao balcão ou por telefone.
As pessoas que cumpram os critérios de elegibilidade e que não sejam contactadas devem entrar em contacto com os cuidados de saúde (unidades de saúde do SNS ou farmácias comunitárias) para assegurar o acesso à vacinação.