O SC Braga apresentou, esta terça-feira, o projeto “Nascer Gverreiro”, em parceria com a Unidade Local de Saúde de Braga. A iniciativa, pioneira em Portugal, permite que todos os bebés nascidos no Hospital de Braga possam ser sócios do clube, efetivando a inscrição e recebendo o respetivo cartão de associado aquando do momento da alta.
O projeto contempla a oferta da primeira anuidade a todos os recém-nascidos e um kit composto por um mini-equipamento do clube, um doudou “Nascer Gverreiro” e um conjunto de ofertas do parceiro Bebé com Vida. Também os pais beneficiam da possibilidade de inscrição como associados, caso não sejam sócios, a efetivar no local e com gratuitidade das primeiras seis quotas.
Domingos Sousa, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Braga, afirmou que " O SC Braga e a ULS de Braga são duas entidades com fortes relações e é com bons olhos que vemos o reforço desta parceria entre instituições de áreas distintas, a trabalharem em prol da sociedade".
"Todas as nossas estratégias passam por criar condições ótimas para os nossos utentes e há princípios fundamentais que a nossa instituição tem que passam por envolver a comunidade em todas as nossas estratégias. Uma delas tem haver com a humanização através da entrega destes kits aos utentes. Por outro lado tem haver com a parceria que temos com o SC Braga no âmbito das políticas de promoção da saúde e envolvimento da comunidade", frisou Domingos Sousa.
Para António Salvador, Presidente do SC Braga, este é um passo importante. “Há já alguns anos que queríamos concretizar este projeto, pelo que é com enorme felicidade que o anunciamos. A partir de hoje, o SC Braga é o clube que está com os pais e com os bebés no momento mais especial das suas vidas e a mensagem que queremos transmitir é de que ambicionamos ser uma parte da história de quem nasce e cresce em Braga.”
Simbolicamente, e após a conferência de lançamento do projeto, o Presidente do SC Braga e o Presidente do Conselho de Administração da ULS Braga, visitaram o Serviço de Obstetrícia e Neonatologia e entregaram os primeiros kits “Nascer Gverreiro” aos bebés nascidos nas últimas horas.
Este processo, diariamente assegurado pelos meios do clube, em parceria com as equipas do Hospital de Braga, contemplará os cerca de 10 bebés que nascem todos os dias nesta unidade, bem como os respetivos progenitores.