A Unidade Local de Saúde de Braga deu início, no mês de julho, à atividade da nova Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), um passo estratégico na reorganização dos cuidados de saúde na região. Este novo modelo assistencial visa garantir cuidados hospitalares no conforto do lar, reforçando a proximidade, a humanização e o foco na pessoa.
A Hospitalização Domiciliária (HD) é uma modalidade de internamento que segue os mesmos critérios clínicos, exigência e responsabilidade do internamento hospitalar convencional, mas com a particularidade de ser realizada no domicílio do utente. Esta abordagem permite que os utentes permaneçam no seu ambiente familiar, promovendo maior conforto, bem-estar e manutenção da sua autonomia.
A UHD da ULS Braga conta com uma equipa multidisciplinar altamente qualificada, garantindo acompanhamento clínico contínuo, com vigilância e capacidade de resposta permanente – 24 horas por dia, sete dias por semana.
Na área hospitalar, a referenciação pode ser feita pelos serviços de internamento, consultas externas, hospitais de dia e serviço de urgência, por meio dos cuidados de saúde primários, ou externamente, por transferência de outros hospitais, sendo necessária a avaliação da equipa da UHD e a aceitação voluntária do utente e/ou da sua família/cuidador.
Para a integração neste modelo de cuidados, é necessário cumprir critérios clínicos e sociais específicos. Do ponto de vista social, os utentes devem:
- Aceitar voluntariamente (ou por meio de representante legal) integrar o programa;
- Ter um cuidador disponível, em caso de dependência;
- Dispor de condições básicas de habitabilidade e higiene no domicílio;
- Possuir um telefone ou telemóvel para contacto direto com a equipa da UHD.
Em termos clínicos, a Hospitalização Domiciliária destina-se a utentes que necessitam de internamento, mas apresentam estabilidade clínica, ou a situações transitórias (doença aguda ou crónica agudizada) com comorbilidades passíveis de serem controladas no domicílio, de acordo com as boas práticas médicas.
Entre os principais objetivos da UHD destacam-se:
- A melhoria da experiência do utente, mantendo a sua autonomia e permanência no ambiente familiar;
- A redução do risco de infeções associadas aos cuidados de saúde e de outras complicações hospitalares;
- A otimização da utilização das camas hospitalares e dos recursos clínicos;
- O reforço da eficiência e sustentabilidade do sistema de saúde.
Esta modalidade está atualmente disponível para utentes residentes nos concelhos de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Verde e Terras de Bouro, desde que a residência se situe até 30 km ou 30 minutos de distância do Hospital de Braga.
Com este novo modelo, a ULS Braga reforça o seu compromisso com uma saúde mais próxima das pessoas, mais eficiente e mais centrada nas suas necessidades reais.
