A ULS de Braga celebrou, no dia 20 de setembro, um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Braga, parceria que pretende promover os direitos de igualdade e de educação, nomeadamente no que se refere ao acesso ao livro e à leitura, das crianças residentes em Braga.
O Município de Braga, nesta primeira fase, vai oferecer a todas as crianças e jovens residentes no Concelho um conjunto de livros desde o seu nascimento até completarem 10 anos, sendo que posteriormente está previsto o alargamento até aos 17 anos.
Todos os livros oferecidos são criteriosamente selecionados por uma equipa de técnicos especializados na área do livro e da leitura, de acordo com a faixa etária e a tipologia de livros mais adequados para cada idade.
O presidente da Câmara, Ricardo Rio, enalteceu a possibilidade de fomentar o gosto pela leitura, desde tenra idade. “Este é um projeto que se enquadra num contexto mais abrangente de criação de uma cidade diversa e integradora. Nesse sentido, é mais uma página de um livro que andamos a escrever e que permite o desenvolvimento de um sentimento de pertença acrescido nos cidadãos”, acrescentou.
Para a vice-presidente, Sameiro Araújo, este projeto possibilita “o desenvolvimento das competências de leitura, a melhoria da capacidade de interpretação e o aumento do conhecimento do mundo e da capacidade de expressão e compreensão verbal e escrita”.
A Unidade Local de Saúde de Braga, a Universidade do Minho, os CTT, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a Lusíadas Saúde e a Trofa Saúde são os parceiros do projeto.