A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, na semana passada, 10 cadeiras de rodas por parte da família de um utente que está a ser acompanhado pelo Serviço de Oncologia, no Hospital de Braga. O gesto solidário surge como forma de agradecimento pelos cuidados prestados pelos profissionais.
Bruno Gutman, de 43 anos, é luso-brasileiro e mudou-se para Braga há cinco anos, cidade onde viu nascer o seu terceiro filho, no Hospital de Braga. Recentemente, o pai começou a ser acompanhado no Serviço de Oncologia da ULS de Braga, onde, segundo Bruno Gutman, o serviço prestado tem sido excecional. Foi a partir desse momento que “angariamos o valor junto de amigos e familiares, muitos no Brasil, para colaborar com o Hospital, primeiro porque os utentes têm um atendimento gratuito, depois porque podemos ter um papel ativo no bom funcionamento da instituição”, referiu o advogado e empresário. “Retribuímos, assim, pelos serviços que sempre foram prestados à nossa família, aos bracarenses e a todos os estrageiros que residem na cidade”, acrescentou.
A família foi recebida pelo Conselho de Administração da ULS de Braga na Biblioteca do Hospital de Braga, que reconheceu o gesto generoso e destacou a importância deste tipo de atos para a instituição. “Esta doação é um reconhecimento do trabalho que os nossos profissionais desenvolvem, diariamente, com dedicação e humanismo”, afirmou Américo Afonso, Vogal do Conselho de Administração da ULS de Braga. “As cadeiras de rodas serão utilizadas para melhorar a qualidade de vida dos nossos utentes que necessitem de mobilidade assistida”, sublinhou.
Domingos Sousa, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Braga, reiterou o agradecimento em nome de toda a instituição. “A saúde é um compromisso de todos, desde a prevenção até ao tratamento da doença, e tem que haver este sentido de compromisso entre todos”, referiu. “Ficamos muito gratos ao ver as pessoas a serem parte da solução para os problemas e a contribuir proactivamente para a melhoria do SNS.”.
Bruno Gutman aproveitou o momento para motivar mais entidades empresariais da cidade de Braga a replicar o gesto. “Braga tem um tecido empresarial enorme, há muitas empresas com muito valor, que podem ser elementos ativos a favor da responsabilidade social.”, concluiu.